terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prova Luciola. (Gabarito no proximo post)

1-Em relação a Lucíola,de José de Alencar,assinale a alternativa incorreta.
(A) A obra apresenta muito adequadamente o tema da prostituta regenerada, bem ao gosto do Romantismo.
(B) O narrador tem, além dos leitores da obra,explicitamente  uma interlocutora como personagem-leitora.
(C) A narrativa se constrói em dois tempos muito bem marcados:o da vivência e o da narração da vivência.
(D) A aparição de Maria da Glória resolve todos os problemas da personagem Lúcia, porque aponta o caminho da expiação da culpa, construindo um final feliz para a narrativa.
(E) A presença de muitos paradoxos românticos (virtude x vício, alma x corpo, amor x prazer, ingenuidade x devassidão, família x prostituição) é possível perceber nesse romance.
2- Assinale a alternativa incorreta a respeito de Lucíola, de José de Alencar.
(A)  É Paulo -como protagonista-simultaneamente agente da narração e objeto da narrativa.
(B) É um romance que apresenta  uma pluralidade de olhares narrativos principalmente na caracterização da personagem Lúcio
(C) É um romance que traz uma visão alienada na sociedade urbana do RJ, por focalizar unicamente  o drama individual da protagonista.
 (D) É através do distanciamento temporal que a narrativa se torna possível, pois a narração é atividade pela memória.
(E) É a protagonista construída em dualidade, uma vez que, dissociando corpo e alma, ela também tem dois nomes, duas casas, dois estilos de vida.
3-De acordo com leitura da obra Lucíola, de José de Alencar, julgue as afirmativas e, a seguir, marque a alternativa CORRETA.
I. Há, em Lucíola, um clima de sensualidade constante, combinando com o ardor e sofrimento,que predominava na segunda metade do século XIX.
II. O romance  entre os protagonistas, Lúcia e Paulo, ‘ sacode’ a Corte e provoca um excitado burburinho na sociedade.De um lado, a mulher que, sendo de todos, jurava não se prender a nenhum homem; de outro , o homem em dúvida entre o amor e o preconceito.
III. O foco narrativo é um 3ª pessoa; o narrador – observador  não participa da historia; com isso, há  um forte apelo á imaginação do leitor.
IV.Em Lucíola , o amor não resiste ás barreiras sociais e morais .Assis é o romance da bela Lúcia, a mais rica e cobiçada cortesã do RJ, e Paulo, um jovem modesto a frágil.


(A)   Apenas as afirmativas I,II e IV são corretas.
(B)   Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
(C)   Apenas as afirmativas I e II são corretas.
(D)  Apenas  as afirmativas I, II e III são corretas.

4- Leia o texto para responder á quetão.
Uma mulher como eu não se pertence;é uma coisa publica, um carro de praça, que não pode recusar quem chegar.
Pelas palavras da protagonista, percebe-se um forte desabafo.Esse sentimento é conseqüência
(A)De submissão, que é característica da própria personagem
(B) do forte apego que  Lucíola tinha á sua família
(C) na impossibilidade de se manter como centro do poder e do domínio.
(D) de resignação, resignação, recusando-se a abandonar sua vida para viver com Paulo.
(E) de velhos.preconceitos, já que a sociedade primava pelos bons costumes.
5-Marque ( V) para verdadeiro ou (F) para falso e assinale a alternativa correta;
a.(  ) Os laços afetivos entre Lúcia e Paulo se estreitam, principalmente pelo fato de a moça despir sua máscara diante dele, que mantém cautela no relacionamento por não conseguir entende-la.
b.(  ) Lúcia passou a se prostituir porque seu pai mandou, pois passava necessidades.
c.(  ) Maria da Gloria deu a luz ao filho de Paulo e logo em seguida morreu, ficando com Ana, sua irmã, a criação da criança.
d.(  ) O capitulo de fechamento do romance completa o processo de purificação de Lúcia ‘santificando-a’ o próprio Paulo testemunha.
e.(  ) Lúcia começou muito cedo como uma cortesã ,12 anos e tinha 19 anos quando morreu
f.(  ) Faz parte do processo de purificação de Lúcia a mudança de seu comportamento e conseqüentemente de seu relacionamento com Paulo, que vai se transformando em amizade.
g.(  ) Lúcia passa a aceitar dinheiro dado por Paulo e a Bíblia é o livro preferido dela.
A)F-F-V-V-V-F-V
B)V-F-F-V-V-V-F
C)F-F-F-V-V-V-V
D)V-F-V-V-V-V-V
E)V-F-F-V-V-V-V
6.Assinale a alternativa em que TODAS as características da obra Lucíola podem ser consideradas verdadeiras.
A) Podemos falar da existência de dois narradores:Paulo, o amante de Lúcia , e Sá um dos freqüentadores da casa da cortesã.A anteposição de ambas fornece-nos o duplo retrato de mulher:o anjo para o amado e o demônio para Sá
B) Sob o plano da narrativa, a história do livro foi vivenciada pelo narrador, que a envia a uma Senhora.Essa senhora, de posse dos manuscritos , dá nome á obra e, posteriormente, envia-os ao narrador
C) A morte da personagem principal, no final da obra,é atitude incomum nos romances românticos, nos quais a ventura do amor concede aos amantes as promessas de uma realidade duradoura.
D) Há, na obra, a construção de um retrato feminino previsível.Ao colocá-lo no ambiente sórdido e corrompido do bordel, dá-lhe o privilégio de se manter casta e pura.
7-Lucíola, apresenta um perfil de mulher duplicado:um anjo que se contrapõe a uma prostituta;uma imagem de delicada sedução simultânea a outra de lascívia deliberada.O desdobramento da personagem feminina em duas, na obra alencariana, é um típico recurso de
A) maniqueísmo que cinge  a realidade entre o bem e mal, o moral e o imoral
B)comparação, que aproxima por semelhança dois seres aparentemente tão opostos.
C)duplicação, que possibilita á Lenita superar as barreiras sociais e realizar o seu projeto romântico.
D)paralelismo, que permite ao leitor conhecer os lados  opostos da sociedade para melhor julgá-la.
8- Quando foi a primeira vez em que Paulo e Lúcia se encontram?
Paulo se encontrou com Lúcia pela primeira vez em uma rua do Rio de Janeiro, seu primeiro contato foi lhe entregar o leque que ela acabara de deixar cair. Desde esse momento Lúcia o amou – como mais tarde revelou a ele.
9- Qual foi o motivo que levou Lúcia a trabalhar como uma cortesã de luxo?
Ela já se prostituia desde nova por necessidade mais quando o pai dela descobriu colocou ela pra rua e uma mulher que mentia ser enfermeira a levou de novo para a prostituição, e com o tempo ela se tornou uma cortesã de luxo.

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